PRATIQUE


Segundo Pedro Kupfer:


"Os efeitos e benefícios do Yoga, não obstante, estão acessíveis para todos, independentemente da idade ou do estado físico de cada um. Basta apenas saber escolher a modalidade que melhor se adapta às necessidades e possibilidades de cada um.

Antes de mais nada, é preciso ter claro o que você quer da prática. Os objetivos mudam de pessoa para pessoa. Você pode querer praticar impelido por uma destas motivações:
1) para melhorar a qualidade de vida ou combater o estresse
2) para se manter em forma usando um método não convencional
3) buscando um treinamento físico rigoroso, exigente e energético
4) para tratamento terapêutico ou por indicação médica
5) procurando um caminho para o auto-conhecimento e a transcendência
É lógico que, quanto maiores forem as suas expectativas, mais fundo você deverá procurar. Se você quiser praticar para manter a forma ou combater o estresse, algumas sessões semanais de ásanas de alongamento e flexibilidade farão o trabalho. Nesse caso, ou se você tiver algum problema de saúde ou ficou parado por um tempo, é aconselhável fazer um exame médico antes de iniciar.

Se estiver procurando uma atividade desafiante e energética, onde possa explorar e extrapolar seus limites físicos através de ásanas mais potentes, o Power Yoga e o Vinyasa Yoga, podem ser extremadamente exigentes, adequadas para atletas e pessoas que gostem de trabalhar o corpo com disciplina e intensidade.

Se você tiver praticado durante um tempo, sentido os benefícios do Yoga e quiser continuar sozinho, é recomendável mesmo assim que, de tempos em tempos, faça um workshop ou aula para corrigir eventuais erros que você mesmo possa não estar percebendo.

Se for o caso de usar yogaterapia por indicação médica, se recomendam uma ou duas sessões diárias de exercícios específicos que incluam ásana, pránáyáma e yoganidrá, bem como aconselhamento alimentar. O professor, nesse caso, precisa ter muito estudo e experiência no assunto. Há professores que prefiram negar os efeitos terapêuticos do Yoga, o que é muito mais fácil que estudá-los."


YOGA VILA DA SERRA

As aulas no Studio de Yoga Vila da Serra duram 1h10 min, as turmas têm no máximo 4 pessoas e as aulas são bastante individualizadas. 

Algumas posturas exigem alongamento, outras equilíbrio, força e concentração. Cada aluno tem uma estrutura física, emocional e mental únicas e as necessidades variam na mesma prática. Os alinhamentos e adaptações devem ser realizados para que as permanências não causem danos à saúde e ao sistema ósteo-articular, pois algumas posturas podem causar um certo conflito articular, dor e até mesmo lesões mais sérias. 

Minha experiência como praticante há 12 anos, o fato de ser médica com especialização em neurologia e a formação em Yoga Integral e minha prática pessoal  (Vinyasa Flow e Hatha Yoga) são os requisitos que dão as características únicas da minha aula. Acredito que ser professora de yoga neste momento da minha trajetória pessoal e profissional fomentam minha fé no ser humano e a sua evolução em busca de potencialidades que mudarão valores e toda uma sociedade.


YOGA INTEGRAL



ASANAS
A aula de yoga integral se inicia com exercícios de interiorização e atenção no momento presente e evolui para exercícios de alongamento.
Com um corpo mais preparado e a mente mais atenta se inicia a prática das posturas psico-físicas clássicas do yoga, os asanas. Cada asana possui variações e adaptações para cada nível: iniciante, intermediário e avançado numa mesma aula com alunos em diferentes processos. Isto é uma forma segura e desafiadora ao mesmo tempo pois trabalha com a percepção dos limites e das possibilidades de evolução. O foco na respiração faz com que o aluno se concentre no momento da aula e deixe de lado as preocupações e atividades mentais extenuantes da vida cotidiana criando um estado de bem-estar físico mas também descanso mental.

RELAXAMENTO
Após a prática fisica os alunos experimentam um exercício de relaxamento de todo o corpo com objetivo de assimilar (memorizar) os efeitos da prática, descontrair o corpo e atingir um estado de subconsciência com sensação de descanso mais profundo.

PRANAYAMA
Os exercícios respiratórios são executados em postura sentada com a coluna ereta, já na fase final da aula. Varia de acordo com a evolução da turma, o momento do dia e objetivos (acalmar ou energizer) a serem alcançados. São ótimos para ensinar aos alunos técnicas para praticar em casa, em situações específicas e que melhoram os resultados nos esportes, atividades de estudo que exigem concentração e  autocontrole em situações emocionais extremas comuns no dia-a-dia.

MEDITAÇÃO
Os alunos, já preparados anteriormente, em estado de estabilidade, conforto e harmonia praticam exercícios de concentração que variam em intensidade de acordo com as habilidades individuais e que ajudam a aumentar a  concentração, memória e criatividade. Nestes estados mais sutis de consciência há uma abertura para o auto-conhecimento, um merguilho para dentro do Ser.










VINYASA FLOW

Vinyasa é um estilo de Yoga que sincroniza a respiração com o movimento como numa dança. O foco é na inalação e exalação enquanto você move de uma postura para outra. Vinyasa Yoga oferece benefícios para o corpo e a mente.

Treinamento de Força
Vinyasa Yoga serve como um processo de treinamento de força e ajuda a construir a massa muscular magra em todo o corpo. Posturas de pé, de sustentação de braço, retroflexões e invertidas utilizam a resistência do corpo ao colocar estresse sobre os músculos. A grande vantagem da Vinyasa Yoga nesse caso é que ela ajuda a construir massa magra de maneira uniforme em todos os grupos musculares, criando uma força equilibrada por todo o corpo.

Flexibilidade
Rigidez muscular são desconfortáveis e muitas vezes causam dificuldade na mobilidade. Os movimentos contínuos da Vinyasa Yoga ajudam esticar e alongar os músculos enquanto estão desenvolvendo força, permitindo uma maior amplitude de movimento que ligados à respiração, permitem que oxigênio fresco abasteça e solte os músculos. A flexibilidade nos músculos também alivia o estresse sobre as articulações, ligamentos e tendões, e ajudam a prevenir lesões.

Estresse
Vinyasa Yoga trabalha o físico, mental, emocional e espiritual, conectando a mente com o corpo e aliviando assim o estresse e ansiedade. Os movimentos contínuos das poses durante uma aula de Vinyasa Yoga ajudam a aliviar pensamentos e preocupações que podem estar passando pela sua cabeça. O foco na inalação e exalação causa um efeito positivo e calmante sobre o sistema nervoso central.

A Respiração
O método de respiração na Vinyasa Yoga é conhecido como Ujjayi Pranayama que ajuda a acalmar e tranquilizar o cérebro. A sequência do Surya Namaskar ou Saudação ao Sol é um exemplo de Vinyasa Yoga onde cada movimento da série é feita em uma inalação ou uma exalação.

Benefícios Fisiológicos
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, pressão alta, derrame e diabetes tipo 2. Além disso, ajuda a desintoxicar o corpo de modo que suas funções, sistemas e órgãos operem de maneira mais eficiente. Também equilibra o seu sistema metabólico, ajudando você a dormir melhor e auxiliando na perda de peso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participacao. Namaste!