MEDITACAO




Meditacao e saúde

 
“ Aquele que pratica meditações claras encontra rapidamente a felicidade em tudo o que e bom. Ele percebe que as riquezas e a beleza sao impermanentes e que a sabedoria e a mais preciosa das joias.” (Buda)


O termo Meditacao tem dois sentidos: o primeiro, uma atitude de concentração intensa (dhyana), e o segundo, em relação a pratica meditativa espiritual cujo objetivo e a união com a Ser Superior apos estabelecer uma mente tranquila.

Segundo um relatório americanos realizado por médicos, o Clinician’s Reference to Complementary & Alternative Medicine, ate 80% dos problemas de saúde poderiam ser causados ou agravados pelo estresse. A meditação poderia reduzir o estresse e suas consequências danosas por intermédio de quatro mecanismos:

1. Tornando as pessoas mais conscientes dos seus  processos mentais e da maneira nao adequada de reagirem aos acontecimentos estressantes;
2. Aumentando sua atenção em relação as interferências a nível físico e afetivo, permitindo-lhes assim, nao se identificarem com essas ultimas;
3. Atenuando a excitação do sistema nervoso simpático e dos mecanismos que lhe sao associados, tais como taxas de hormônios, agregação de plaquetas, pressão sanguínea, a bioquímica cerebral e o fluxo sanguíneo no cérebro;
4. Fortalecendo a capacidade de autocontrole, o que permite obter-se um melhor equilíbrio geral tanto ao nível da mente quanto do corpo.

O Clinician’s  classificou em duas categorias os problemas de saúde para os quais a meditação seria particularmente indicada devido aos seus efeitos fisiológicos comprovados (diminuição da frequência cardíaca, ritmo respiratório e pressão arterial, equilíbrio em neurotransmissores)

1. uma boa terapia contra doenças do pânico, ansiedade, depressão, abuso de drogas, dor crônica, colites;
2. terapia auxiliar contra hipertensão arterial leve a moderada, prevenção de ateriosclerose, prevenção de crises cardíacas, artrite, câncer, insônia, dores de cabeça.

A meditação não tem cunho religioso nem requer rituais ou a repetição de complicadas palavras em sânscrito, língua indiana predominante em religiões como o budismo e o hinduísmo. Basta se sentar e (não precisa ser na clássica posição de lótus) e meditar, sem a necessidade de total isolamento. No chão ou numa cadeira, num sítio bucólico ou numa movimentadíssima avenida, não importa. O resultado é o mesmo, desde que, é claro, você se mantenha numa posição que não force os ossos nem os músculos. Segundo especialistas, o corpo e a mente entram num estado de relaxamento profundo que ajuda a eliminar o estresse. "Ao permitir ao corpo esse descanso, a inteligência interna desperta e restaura o que estiver em desequilíbrio", explica Schneider.

A meditação faz aumentar as ondas alfa no cérebro, relacionadas ao relaxamento. Nesse estado, cai o consumo de oxigênio, desaceleram-se os batimentos cardíacos e o metabolismo inteiro diminui. Em outras palavras, o organismo gasta menos energia para funcionar. "Isso representa um tremendo repouso", diz Cardoso. Sem contar que a prática regular reduz o estado de alerta permanente e manda embora a ansiedade. "Depois de dois ou três dias, já dá para sentir maior serenidade interior", garante Markus Schuler, professor da Sociedade Internacional de Meditação Transcendental, em São Paulo.



Meditar significaria, então, a cura de todos os males? Para o acupunturista Norvan Martino Leite, de São Paulo, esse é um treinamento mental que pode ajudar a debelar muitas doenças. "Não existe técnica milagrosa", diz ele, que ensina um método meditativo chinês aos seus pacientes. "A prática regular cria condições para resolver os problemas e, assim, melhorar a saúde", afirma.
Na raiz de grande parte das doenças estaria o estresse, que, como se sabe, dá maus frutos. "Ele aumenta o desequilíbrio de hormônios, como o cortisol, que inflama as artérias. Isso causa hipertensão e pode resultar em derrames e ataques cardíacos", resume Robert Schneider. A meditação transcendental, utilizada no estudo, confirmou algo que os cientistas já suspeitavam: ela contribui até para evitar o acúmulo de placas gordurosas nas artérias do coração, a temida aterosclerose.

Há mais de 30 anos a Medicina estuda os benefícios dessa prática milenar, seja para prevenir doenças, seja para tratá-las ou mesmo servir de atalho para a cura. Além de ensinar nosso organismo a gastar menos energia e dar um breque no efeito dominó do estresse, a meditação nos ajuda a raciocinar melhor.

Segundo pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a prática aumenta a atividade na região frontal do cérebro, responsável pela concentração, abstração e atenção. Outros estudos também comprovaram que a meditação retarda o envelhecimento, melhora a qualidade de vida de portadores de doenças graves e auxilia na redução do consumo de cigarro, álcool e outras drogas.

Meditação é um método para que a mente fique calma e pacífica. Muito do estresse e tensão que experimentamos provém de nossa mente. Praticando meditação e aprendendo como gerar mentes positivas, podemos nos livrar de aborrecimentos e desconforto mental e desenvolver paz interior e felicidade, pregam os budistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participacao. Namaste!