PRANAYAMAS





A Respiração do Yoga


"Enquanto a respiração (prana) for irregular, a mente permanecerá instável; quando a respiração se acalmar, a mente permanecerá imóvel e o yogi conseguirá a estabilidade. Por conseguinte, deve-se controlar a respiração"Hatha yoga pradipika II. 2. 


Pranayama são exercícios de respiração com o objetivo de controlar energia- prana – que permeia todas as coisas, criar um corpo saudável, aquietar a mente, trazer equilíbrio das emoções, ou você nunca ouviu falar no momento de grande irritação alguém dizer: “Respire fundo!” 
A respiração é vista como um dos membros de suma importância numa filosofia tão complexa e extensa como o Yoga. É o quarto ramo do Raja Yoga de Patãnjali, que contém um caminho óctuplo, começando pela ética e subindo uma escadaria em direção a transcendência do ego e o encontro com a Realidade Suprema, ou iluminação. Svatmarama, o autor de Hatha Yoga Pradipika, uma obra clássica do século XIV, que é um guia para a prática avançada de Hatha Yoga – dedica um capítulo inteiro a pranayamas. 

"Enquanto houver alento no corpo, haverá vida. Quando o alento parte advém à morte. Por isso, é necessário restringi-lo através da prática de pranayamas". Hatha Yoga Pradipika II. 3. 


Na respiração temos dois caminhos para atingir o entendimento: filosófico e o entendimento da existência de Deus: a inspiração e a expiração. A inspiração é o que nos conecta ao mundo externo, a expiração é o alento que nos ensina o desapego, o deixar sair. Esses dois caminhos são chamados de pravrtti marga – caminho da criação, e nivrtti marga – caminho da renúncia. A criação encontra-se na inspiração e a renúncia na expiração. O yogi (homens) ou yogini (mulheres) treinam para adquirir equanimidade entre os dois caminhos. 

Iyengar, grande mestre de yoga da atualidade, no seu livro 'A Arvore do Yoga', compara toda a filosofia do yoga com uma árvore com suas raízes, tronco, casca, galhos, folhas e frutos. Sendo assim, os pranayamas estão no posto de folhas e cada parte é imprescindível para chegarmos ao fruto. 

“Como as folhas que arejam a árvore e fornecem nutrientes para que seu crescimento seja saudável, também o pranayama alimenta e areja as células, os nervos, os órgãos, a inteligência e a consciência do sistema humano. Quando estamos realizando um àsana-(postura física), só podemos entender plenamente o corpo se sincronizarmos a respiração com o movimento. Prana é energia. Ayama é criação, distribuição e manutenção. Pranayamas é a ciência da respiração, que leva à criação, distribuição e manutenção da energia vital.” BKS Iyengar. 

Respiramos automaticamente, sem nos deter que as partes dos nossos músculos respiratórios que utilizamos, os pranayamas, nos auxiliam a tomar consciência e aprender a conduzir o prana. Cada exercício tem uma função especifica, aqui vamos detalhar alguns com seus objetivos e efeitos. Para todos os exercícios é importante manter a coluna ereta e utilizar as narinas na inspiração (ar para dentro) e na expiração (ar para fora). Tenha o hábito saudável de praticar Yoga diariamente. 

RESPIRAÇÃO ABDOMINAL 

• Sente-se ou deite-se. Mantenha a coluna ereta. 
• Inspire (ar para dentro) e a barriga é projetada para fora expire (ar para fora) barriga para dentro. 
• Durante o exercício não estufe a barriga, deixe-a relaxada. 

RESPIRAÇÃO MÉDIA 

• Este movimento deve ser feito com as costelas. 
• Coloque as mãos nas costelas para que você perceba distensão das mesmas. Leve também, as mãos na parte lateral do tronco e na parte de trás. 
• Inspire e movimente as costelas como uma sanfona distendendo. 
• Expire, tentando perceber as costelas fechando. 

RESPIRAÇÃO ALTA 

• As mãos agora se posicionam nas clavículas. 
• Ao inspirar, os ombros se elevam naturalmente. Esse movimento não deve ser forçado. 

RESPIRAÇÃO COMPLETA 

• Unir as três fases da respiração abdômen, costelas e peito. 
• Inspirar e jogar a barriga para fora, expandir as costelas e inflar o peito. 
• Expirar, agora ao contrario, primeiro no peito, depois costelas e abdômen. hospedagem de sites grátis








HISTORIAS DE PRANAYAMA

RESPIRACAO CONSCIENTE
Chegam para consultar com a “medica neurologista”, dia comum, mae e filho. A historia se segue.

MENINO: pre-adolescente, muito agitado, mau desempenho nos estudos, agressivo com os colegas, grande dificuldade para cumprir combinados e com raiva porque a mae entrou em desespero. Mostrou que tinha ansiedade, preocupado por nunca conseguir satisfazer a professora, sua mae e a si próprio com tanto desajuste.

MAE: “transtorno psiquiátrico bem estabelecido”, em uso de mais de uma  qualidade de medicamento “controlado”: antidepressivo, ansiolítico e placebos, com a respiração superficializada, fala exagerada e incoerente, boca seca, lagrimas nos olhos. Qualifica o menino como “impossível de conviver”, “vai me enlouquecer”, “prefiro morrer e deixar ele com outra pessoa que va dar conta dele”.

MEDICA: escuta, observa e percebe a desconexão presente neles. Simplesmente solicita que o menino espere um pouco na ante-sala.
Simplesmente solicita que a mae feche os seus olhos, solte todas as tensões pelo seu corpo e respire com calma e consciência. “Respiracao calma... ar entra pelas suas narinas... ar sai pelas narinas.... ar entra.... ar sai... (repetidos 10 vezes, aproximadamente). Abra seus olhos.

MAE: se conecta. Fica em silencio. Chora.

MEDICA: observa. Respira. Sente a conexão presente nela. Chama o menino de volta.

PRANAYAMA: simples assim!!!

RESPIRACAO COMPLETA

MAE: assustada, com carta da professora da APAE que esta preocupadíssima com o menino. Relata que “o filho entra em transe, tem uma ausência, muda de personalidade. So deve ser coisa dos nervos ou espiritual mesmo”.

MENINO: portador de Síndrome de Down, 9 anos, olha intrigado para a mae, sorri em silencio.

PROFESSORA DE YOGA DO MENINO: le a carta da professora... que diz sobre o menino: “...quando tem algum tipo de problema com algum colega, fica vermelho de raiva, tem um humor muito instável, mas nao tem mais agredido. Vai para um canto da sala e respira forte, fazendo barulho, “agitando a barriga” e entra em transe. Por alguns minutos, fica em silencio, sem nenhum contato, muito alheio e desconectado. Volta ‘estranho’, calmo e sorridente. Parece que foi para outro lugar. Saiu do corpo.”

MENINO: da um sorriso irônico para a professora de yoga, cara de “mais sabido” e explica para a Mae:  “Eu vou te ensinar a respirar na barriga quando você for ficar brava”.

PRANAYAMA: simples assim!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participacao. Namaste!