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O valor da Yoga para os homens

O cantor Adam Levine
O cantor Adam Levine
Ao praticar Yôga, você aprimora o seu foco mental, livra seu sistema de toxinas, e aumenta o seu desempenho como um todo. Alcança uma maior flexibilidade, que ajudará em praticamente todos os esportes, evitando contusões, estiramentos e outros males comuns em esportes de impacto.
Conceitualmente, o objetivo do yoga é simples: atingir o estado de hiperconsciência por meio de posturas e ações específicas, principalmente alongamentos e respirações. Não existe apenas uma maneira para alcançar essa meta. No Brasil, são praticados mais de 40 diferentes tipos de yoga, com interpretações diversas. Enquanto uma modalidade foca no aspecto espiritual, a outra se concentra na exigência física, etc.
Cada uma das principais formas de fazer yoga vai te ajudar a desenvolver habilidades específicas e muito importantes. Por exemplo:
  • Ashtanga – ensina a sincronizar movimento e respiração como nenhuma outra;
  • Hatha – ajuda a entender como progredir na postura ficando na mesma posição durante 10 segundos;
  • Iyengar (pronunciado “Ayengar”) – usa elementos externos como cordas, cadeiras e travesseiros para  conseguir chegar mais longe nas posturas;
  • Flow - reforça o fluxo dos movimentos e respiração;
  • Bikram - a temperatura da sala vai até 40 graus, o que potencializa alongamentos e intensifica a liberação de toxinas.
Uma prática para ambos os sexos
Uma prática para ambos os sexos
Flexibilidade é uma coisa que ajuda a fazer yoga e é onde os homens se sentem em desvantagem. Essa confusão no conceito sobre Yoga entre os homens tem crescido pelo fato de que o corpo das mulheres se adaptam a diferentes posturas de yoga mais facilmente quando compararado ao dos homens.
De acordo com estudos, homens tendem a perder flexibilidade mais cedo já no fim da adolescência. Homens costumam levantar peso nas academias ou correr quilômetros na esteira, para melhorar o nível energético e o tônus corporal. A maioria deles tende a focar em peito, ombros e braços; e eventualmente acabam ignorando os membros inferiores que são músculos das coxas, tendões, pernas e virilha.  Está é uma das razões porque os homens sentem dificuldade em se esticarem no tapete de yoga e preferem se manter distante da yoga.
Yoga funciona num nível físico e mental, lhe ajudando enquanto desempenha diferentes papéis durante o dia. Com a prática regular do yoga, homens também podem ter um corpo mais flexível e realizar posturas avançadas.
Destacamos os principais benefícios do yoga:
  • Melhora de forma considerável a flexibilidade, a postura e o equilíbrio.
  • Potencializa o desempenho sexual, evitando por exemplo a ejaculação precoce e disfunção erétil.
  • Diminui problemas como estresse, insônia e depressão.
  • Promove benefícios à qualidade de vida, por meio do autoconhecimento, do equilíbrio emocional, do bem-estar e da paz interior.
  • Fortalece a capacidade cardiorrespiratória e a resistência muscular.
  • Aprimora as capacidades cognitivas, como o foco, a memória e a concentração.
  • Suaviza odor corporal, já que pelo suor são eliminados toxinas e a cada aula você terá um cheiro mais suave.
O valor da Yoga para homens - tonusFazer yoga é uma maratona, não um pique de 100 metros. Para aproveitar seus benefícios você deve pensar nele como uma atividade de longo prazo, feita de forma freqüente e que forma parte da sua rotina. Fazer que teu corpo melhore de postura, de tônus, se estique e cresça, e entender melhor teus limites não acontece de um dia para outro. Persevere. Paciência e atenção em como respirar.
Fazer yoga tem evidentes benefícios físicos, mas o que realmente vale a pena é a mistura de esforço, superação e relax mental que o processo inteiro gera quando se faz de forma completa e contínua.
Boa prática.
Namastê.
;-)

Fontes: Revista Exame – Mestre Sergio Santos – The Art of Living – Vivo Mais Saudável

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KSHANTI

CULTIVANDO A ACEITAÇÃO E O ESTADO DE PAZ

Swami Dayananda Saraswati



A palavra sânscrita kshánti freqüentemente é traduzida como "tolerância" ou "capacidade de suportar". Mas essas duas expressões portuguesas trazem um sabor negativo de "sofrimento resignado", quando, ao contrário, kshánti é uma atitude positiva - não uma resignação dolorosa. Uma tradução melhor seria "acomodação". A atitude de kshánti significa que eu, alegremente, calmamente, aceito aquele comportamento e aquelas situações que não posso mudar. Desisto da expectativa ou exigência pela mudança de outra pessoa ou situação, de forma a se moldar ao que penso ser agradável para mim. Eu me acomodo às situações e às outras pessoas alegremente.

Todos os relacionamentos requerem acomodação
Esse valor deve ser construído a partir da compreensão da natureza das pessoas e dos relacionamentos entre elas. Nunca encontrei numa pessoa todas as qualidades de que gosto ou todas de que não gosto. Qualquer pessoa será uma mistura de coisas que acho interessante e outras que considero desinteressantes. Similarmente, eu terei o mesmo impacto nos outros. Ninguém vai me achar totalmente agradável. Quando reconheço esses fatos, vejo que todos os relacionamentos requerem alguma acomodação da minha parte. Não estarei disposto, ou talvez não serei capaz de mudar ou satisfazer todas as expectativas que o outro tem de mim; tampouco os outros estarão dispostos ou serão capazes de mudar e satisfazer todos os meus critérios em relação a eles. Nunca encontrarei um relacionamento que não requeira acomodação.

Em especial, os relacionamentos que envolvem coisas que fortemente desgosto em alguém requerem acomodação da minha parte. Se eu for capaz de modificar a pessoa, ou se puder colocar uma distância entre mim e ela, sem faltar ao meu dever, tudo estará bem. Mas se não puder fazer isso, simplesmente devo me acomodar alegremente. Ou seja, devo tomar a pessoa como ela é. Não posso esperar que o mundo ou as pessoas mudem. Simplesmente não é possível compelir as pessoas a mudar para satisfazer minha expectativa de como elas deveriam ser. Algumas vezes alguém pode mudar um pouco por mim ou pode tentar mudar, mas não posso contar com isso. Geralmente, quando quero uma mudança nos outros, eles também desejam uma mudança em mim. Teremos, então, um impasse.

Para kshánti, diminua as expectativas
Quando examinar meus processos mentais, provavelmente verificarei que, para minha surpresa, eu ofereço kshánti mais prontamente para um tolo insuportável do que para meu melhor amigo. Isso porque não espero algo sábio ou inteligente de um tolo; mas espero que meu amigo viva de acordo com certos padrões que considero adequados. Um tolo incorrigível não consegue me desapontar, mas outros, por uma razão ou outra, em algum momento, conseguem. Não deveria ser assim. Minhas expectativas deveriam colocar todos na mesma categoria do tolo incorrigível. Ninguém deveria ser capaz de me desapontar, mas somente capaz de me surpreender. E minha atitude deve ser a de estar preparado para acomodar todas as surpresas possíveis.

Devo acomodar as pessoas como acomodo objetos inertes, isto é, devo tomá-las como são. Eu não gosto de ser queimado pelo Sol, porém não peço ao Sol que pare de brilhar. Aprecio a benção mista de um Sol quente brilhando e entendo que, sendo uma benção mista ou não, não posso desligá-lo. Não peço às abelhas que não tenham ferrão, tampouco odeio as abelhas se, estando no caminho delas, recebo uma picada. Continuo apreciando a função da abelha e aproveito o mel. Porém, considero ser muito mais difícil ter para com as pessoas a atitude que tenho com os insetos e objetos inertes. Posso me relacionar adequadamente com um objeto inerte ou uma criatura selvagem porque não espero qualquer mudança deles. Mas espero que as pessoas possam mudar para se tornarem mais agradáveis para mim. Mantenho minha mente agitada com exigências contínuas por mudanças de forma que os outros em minha vida sejam mais de acordo com as minhas preferências. De fato, nem os humanos podem ser capazes de mudança. Freqüentemente não conseguem mudar ou por falta de força de vontade ou por falta de vontade. Quando alguém não consegue mudar ainda que deseje mudar é porque não possui força de vontade. Nada mais há a fazer, a não ser acomodar essa pessoa. Quando uma pessoa não muda porque não deseja tentar a mudança, podemos tentar convencê-la a ter a vontade de se beneficiar de uma mudança. Se não for possível convencê-la, então acomode-a. O que mais se pode fazer?! De qualquer maneira, o mundo é amplo. A variedade torna-o mais interessante. Há espaço suficiente para acomodar a todos.

Responda à pessoa, não à ação
Para descobrir dentro de mim um valor pela acomodação, eu deveria olhar para a pessoa por trás da ação. Geralmente, é quando estou respondendo ao comportamento da pessoa, à sua ação, que acho difícil ser acomodativo. Quando tento entender a causa por detrás da ação, me coloco numa posição de responder à pessoa e não à ação, e então minha resposta para essa pessoa pode ser uma resposta acomodativa. Tento ver o que existe por detrás do súbito ataque de raiva ou da explosão de ciúmes ou da conduta dominadora e respondo à pessoa, e não às ações. Se não consigo ver o que há por detrás das ações, ainda assim, tenho em mente o fato de que muitas razões desconhecidas por mim armam o palco para qualquer ação por parte da outra pessoa. Com essa disposição de espírito achei natural ser acomodativo. Numa situação onde minha interação é para com a pessoa em vez de para com a conduta, conseguirei me manter calmo. De fato, a dissolução de qualquer discussão entre pessoas é quase sempre o resultado de uma apreciação mútua feita pelas pessoas em vez de uma nova atitude quanto à conduta irrefletida.

Reações mecânicas impedem a acomodação. Para ser livre ao interagir com uma pessoa, devo ser livre de reações mecânicas. Tenho que escolher minhas atitudes e fazer as ações deliberadamente. Uma reação é um tipo de conduta mecânica e não-deliberada. É uma resposta condicionada extraída de experiências anteriores, sem autorização prévia da minha vontade. Na verdade, é uma resposta que não foi avaliada conforme a estrutura de valores que estou tentando assimilar, mas que somente ocorreu. Algumas vezes a minha reação pode ser uma ação ou atitude que, mais tarde, após reflexão, eu aprovaria. Outras vezes minhas reações podem ser completamente contrárias às atitudes e ações que eu gostaria de manter ou fazer. Reações podem ir contra toda a minha sabedoria, estudo e experiência anterior. Esses fatores são relegados e a reação ocorre. O que aprendi anteriormente torna-se sem valor para mim. Posso ter lido todas as escrituras do mundo, posso ser um ótimo estudante de sistemas éticos, posso ser um profissional diplomado em dar conselhos aos outros, mas quando acontece a reação, essa será exatamente tão mecânica como a de qualquer outro. Sabedoria, aprendizado e experiência não me servirão de nada. Portanto, até que meus valores éticos se tornem completamente assimilados, estabelecendo uma base a partir da qual atitudes e ações corretas surjam espontaneamente, devo, através da atenção, evitar reações e, ao invés disso, deliberadamente e refletidamente escolher minhas ações e atitudes. Quando evito reações, estou livre para escolher minhas ações e atitudes, posso ser acomodativo em meus pensamentos, palavras e ações.

kshánti e ahimsá: qualidades de um santo
Acomodação é uma qualidade bela e santificada. Dentre todas as qualidades, ahimsá e kshánti constituem as qualidades de um santo. As qualificações mínimas para um santo são essas duas qualidades. Não é preciso ter sabedoria nem é necessário o aprendizado das escrituras para ser um santo, mas a pessoa deve ter esses dois valores. Um santo é uma pessoa que nunca fere conscientemente outra pessoa pela palavra, ação ou pensamento, e que aceita as pessoas - boas ou ruins - exatamente como elas são; que tem uma infinita capacidade de acomodar, perdoar e ser compassivo. Essas qualidades (acomodação, perdão, compaixão...) estão incluídas na qualidade chamada kshánti. Um santo sempre é dotado de kshánti - uma capacidade infinita para a compaixão. Ele responde à pessoa, não à ação. Ele vê a ação errada como um erro originário de um conflito interno e é compassivo para com a pessoa que o comete. Uma atitude de kshánti, acomodação, expande o coração. Esse se torna tão amplo que aceita todas as pessoas e circunstâncias exatamente como elas são, sem desejos ou cobranças de que sejam diferentes. Isso é kshánti.

(fonte:http://www.vidyamandir.org.br/swami2.htm)OS RESULTADOS DO MAIOR ESTUDO DE MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS



Nos anos letivos de 2011-12 , a organizaçãoMindful Schools em parceria com a Universidade da Califórnia (Davis) realizou o maior estudo randomizado controlado sobre meditação da atenção plena para crianças, envolvendo 915 crianças e 47 professores de três escolas públicas de Oakland.
O currículo da Mindful Schools (que tem sido ensinado a mais de 30.000 crianças) produziu melhorias estatisticamente significativas no comportamento em relação ao grupo controle, com apenas quatro horas de práticas conduzidas – um programa bastante curto e de baixo custo.
Além do grande número de crianças estudadas, é importante destacar  a população atendida e o meio ambiente ao redor das escolas. Há um elevado índice de criminalidade em torno das três escolas que foram estudadas – ambiente que gera um enorme tumulto nas vidas das crianças. Em 2010, Oakland foi a quinta cidade mais violenta dos Estados Unidos .
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“Atenção Plena” nas Escolas




Olhando com cuidado, quando se fala de “meditação para crianças”, quase sempre se trata de “atenção plena”, um termo que traduz de forma bem empobrecida a palavra em inglês “mindfulness”.

Atenção plena, segundo Jon Kabat Zinn, poderia ser definida da seguinte forma:

consciência que emerge por prestar atenção propositadamente, no momento presente, sem julgamentos, aos desdobramentos das experiências, momento a momento”

Estas práticas buscam criar um espaço para que as reações impulsivas se tornem mais conscientes:
FiguraMindfulness
As crianças podem se beneficiar dessas práticas de diversas maneiras:
  • melhor foco e concentração
  • maior senso de calma
  • diminuição do estresse e ansiedade
  • mais controle sobre reações impulsivas
  • maior auto-consciência
  • mais habilidade em responder a emoções difíceis
  • maior empatia e compreensão com relação aos outros
  • desenvolvimento natural de habilidades para a resolução de conflitos
As crianças curtem muito esses espaços de tranquilidade quando eles são oferecidos.
Neste vídeo do programa “Mindful Schools“, o professor apresenta a prática do sino:



Observe que logo em seguida, o professor pergunta como as crianças se sentiram; e a garotinha disse que teve a sensação de “a mãe estar cozinhando” e se sentiu feliz. Me lembrou de uma vez em que estava aplicando uma técnica simples também de atenção à respiração a um grupo de crianças de 8 a 10 anos, e um garotinho disse:
“Ai que vontade de comer um pãozinho quentinho”, como que desejando aconchego. É indo ver como a criança entra facilmente em contato com as suas sensações.
Outra técnica apresentada nesse vídeo é de comer uvas passas com atenção plena. Claro que isso pode ser feito com qualquer alimento. E as crianças se divertem muito!
Experimente com biscoitos de texturas diferentes, sucos de frutas diferentes e convide as crianças para um lanchinho com atenção plena, bem devagar…
Outras técnicas incluem levar a atenção da criança para a sua respiração e sensações corporais




Poderíamos oferecer essas experiências às nossas crianças, não é mesmo? E a nós mesmos também! Antes até! Porque as crianças aprendem mesmo pelas costas.

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