ASANAS





" O corpo nao e rigido. A mente e."


SADHANA PADA (Texto da pratica) - SUTRA 46



                     
STHIRA SUKHAM ASANAM
(Asana e uma postura firme e confortável)



ASANA significa postura. Qualquer posição que traga conforto e firmeza e um asana. A nao ser que o corpo esteja completamente saudável e livre de todas as tensões, uma postura confortável nao sera obtida com facilidade. Toxinas físicas e mentais criam rigidez e tensão. Qualquer coisa que pode enrijecer-nos pode também causar lesões.

As posturas físicas do yoga aumentam a flexibilidade e forca além de melhorar o equilíbrio, a coordenação motora e a consciência corporal. Alem disso, melhoram as funções orgânicas e glandulares, controlando tanto a pressão arterial como a produção de hormônio tireoidiano. Equilibra também o metabolismo global o que favorece o equililbrio do peso corporal, eliminação de toxinas e do sistema linfático. Os asanas melhoram o funcionamento do sistema neuro-endocrino-imunologico e auxiliam na prevenção e cura de  doenças.

A pratica do Yoga Integral se inicia geralmente com Surya Namaskara, a Saudacao ao Sol, uma sequencia coreografada de asanas para aquecer o corpo, desobstruir os canais energéticos e flexibilizar o eixo corporal preparando para a pratica de asanas. Sincronizar os movimentos com a respiração permite estabelecer a conexão, a união entre corpo físico, corpo energético e mente. (Yoga = união).

Os asanas podem ser combinados entre si e executados de forma dinâmica coordenados pela respiração (vinyasa) ou com maior permanência. Os asanas tem efeitos específicos sobre os chakras (centros energéticos) e despertam a kundalini  (energia concentrada na base da coluna vertebral) que ascende pelo canal central (sushumna) equilibrando os chakras e suas glândulas endócrinas respectivas, trabalhando tanto aspectos físicos, emocionais quanto mentais e espirituais.

Durante a pratica de asanas, a observação e importante. Estar presente na postura e analisar as sensações geradas pela posição dos músculos e ossos. A leitura das habilidades e dificuldades pode ser modificada na medida em que se trabalha o corpo adquirindo mais flexibilidade, equilíbrio, forca e concentração. Levar os resultados alcançados no mat para a vida pratica e equilibrar o esforço para atingi as metas com a aceitação de limites.


SURYA NAMASKARA (SAUDACAO AO SOL)





ASANAS DO HATHA YOGA



Segundo o sábio Gheranda, o Hatha Yoga não teria oito, mas sete membros. As posturas (ásana) e os selos (mudrá) seriam respectivamente o segundo e o terceiro membros, e as normas morais (isto é, yama e niyama) reúnem-se num membro só. A Gheranda Samhitá (2.1) afirma que existem tantos ásanas quantas são as espécies de animais. Segundo Gheranda, Shiva ensinou até 840.000 posturas, das quais 84 são consideradas importantes pelos yogins. Já segundo o Hatha Yoga Pradípiká (1.33), Shiva ensinou somente oitenta e quatro posturas. Dessas, as seguintes trinta e duas são descritas na Gheranda Samhitá:

1) Siddhásana ('postura do adepto')


2) Padmásana ('postura do lótus')
3) Bhadrásana ('postura auspiciosa')
4) Muktásana ('postura liberta')
5) Vajrásana ('postura do diamante')
6) Svastikásana ('postura svastika')
7) Simhásana ('postura do leão')
8) Gomukhásana ('postura da cara-de-vaca')
9) Virásana ('postura do herói')
10) Dhanurásana ('postura do arco')
11) Mritásana ('postura do cadáver')
12) Guptásana ('postura oculta')
13) Matsyásana ('postura do peixe')
14) Matsyendrásana ('postura de Matsyendra')
15) Gorakshásana ('postura de Goraksha')
16) Paschimottanásana ('postura de extensão das costas')
17) Utkatásana ('postura extraordinária')
18) Samkatásana ('postura perigosa')
19) Mayúrásana ('postura do pavão')
20) Kukkutásana ('postura do galo')
21) Kurmásana ('postura da tartaruga')
22) Uttánakurmakásana ('postura estendida da tartaruga')
23) Uttánamandukásana ('postura estendida do sapo')
24) Vrikshásana ('postura da árvore')
25) Mandukásana ('postura do sapo')
26) Garudásana('postura da águia')
27) Vrishásana ('postura do touro')
28) Shalabhásana ('postura do gafanhoto')
29) Makarásana ('postura do tubarão')
30) Ushtrásana ('postura do camelo')
31) Bhujangásana ('postura da serpente', freqüentemente chamada de 'postura da naja') e
32) Yogásana ('postura do Yoga').

Os manuais contemporâneos descrevem mais de mil posturas. Algumas ? como as posturas do lótus e do adepto ? têm a nítida finalidade de possibilitar que a pessoa sente-se em meditação por períodos prolongados. A maioria delas, porém, foi criada para harmonizar a força vital no corpo de modo a equilibrá-lo, fortalecê-lo e curá-lo. Parece que o Hatha Yoga teve, desde o começo, uma dimensão terapêutica, que atualmente está se transformando numa profissão: a 'Yogaterapia' (1).

Pode-se dizer que até as posturas de meditação têm um certo efeito terapêutico, e os textos sânscritos às vezes fazem afirmações exageradas a esse respeito. Tanto no Ocidente quanto no Oriente, os meios yogis muitas vezes dão uma ênfase excessiva à postura. Quando a isso, cabe citar a seguinte observação do Kularnava Tantra:
'O Yoga não é realizado nem pelo sentar-se na postura do lótus nem por fixar-se o olhar na ponta do nariz. O Yoga, segundo os especialistas em Yoga, é a identidade da psique (jíva) com o Si Mesmo [transcendente].' (9.30)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participacao. Namaste!