ASANA
significa postura. Qualquer posição que traga conforto e firmeza e um asana. A nao ser que o corpo
esteja completamente saudável e livre de todas as tensões, uma postura
confortável nao sera obtida com facilidade. Toxinas físicas e mentais criam
rigidez e tensão. Qualquer coisa que pode enrijecer-nos pode também causar
lesões.
As posturas
físicas do yoga aumentam a flexibilidade e forca além de melhorar o equilíbrio,
a coordenação motora e a consciência corporal. Alem disso, melhoram as funções
orgânicas e glandulares, controlando tanto a pressão arterial como a produção
de hormônio tireoidiano. Equilibra também o metabolismo global o que favorece o
equililbrio do peso corporal, eliminação de toxinas e do sistema linfático. Os
asanas melhoram o funcionamento do sistema neuro-endocrino-imunologico e
auxiliam na prevenção e cura de doenças.
A
pratica do Yoga Integral se inicia geralmente com Surya Namaskara, a Saudacao
ao Sol, uma sequencia coreografada de asanas para aquecer o corpo, desobstruir
os canais energéticos e flexibilizar o eixo corporal preparando para a pratica
de asanas. Sincronizar os movimentos com a respiração permite estabelecer a
conexão, a união entre corpo físico, corpo energético e mente. (Yoga = união).
Os
asanas podem ser combinados entre si e executados de forma dinâmica coordenados
pela respiração (vinyasa) ou com maior permanência. Os asanas tem efeitos
específicos sobre os chakras (centros energéticos) e despertam a kundalini
(energia concentrada na base da coluna vertebral) que ascende
pelo canal central (sushumna)
equilibrando os chakras e suas glândulas endócrinas respectivas, trabalhando
tanto aspectos físicos, emocionais quanto mentais e espirituais.
Durante
a pratica de asanas, a observação e importante. Estar presente na postura e
analisar as sensações geradas pela posição dos músculos e ossos. A leitura das habilidades e dificuldades pode ser modificada na medida em
que se trabalha o corpo adquirindo mais flexibilidade, equilíbrio, forca e
concentração. Levar os resultados alcançados no mat para a vida pratica e equilibrar o esforço
para atingi as metas com a aceitação
de limites.
SURYA
NAMASKARA (SAUDACAO AO SOL)
ASANAS DO HATHA YOGA
Segundo o sábio Gheranda, o Hatha Yoga não teria oito, mas sete membros. As posturas (ásana) e os selos (mudrá) seriam respectivamente o segundo e o terceiro membros, e as normas morais (isto é, yama e niyama) reúnem-se num membro só. A Gheranda Samhitá (2.1) afirma que existem tantos ásanas quantas são as espécies de animais. Segundo Gheranda, Shiva ensinou até 840.000 posturas, das quais 84 são consideradas importantes pelos yogins. Já segundo o Hatha Yoga Pradípiká (1.33), Shiva ensinou somente oitenta e quatro posturas. Dessas, as seguintes trinta e duas são descritas na Gheranda Samhitá:
1) Siddhásana ('postura do adepto')
1) Siddhásana ('postura do adepto')
2) Padmásana ('postura do lótus')
3) Bhadrásana ('postura auspiciosa')
4) Muktásana ('postura liberta')
5) Vajrásana ('postura do diamante')
6) Svastikásana ('postura svastika')
7) Simhásana ('postura do leão')
8) Gomukhásana ('postura da cara-de-vaca')
9) Virásana ('postura do herói')
10) Dhanurásana ('postura do arco')
11) Mritásana ('postura do cadáver')
12) Guptásana ('postura oculta')
13) Matsyásana ('postura do peixe')
14) Matsyendrásana ('postura de Matsyendra')
15) Gorakshásana ('postura de Goraksha')
16) Paschimottanásana ('postura de extensão das costas')
17) Utkatásana ('postura extraordinária')
18) Samkatásana ('postura perigosa')
19) Mayúrásana ('postura do pavão')
20) Kukkutásana ('postura do galo')
21) Kurmásana ('postura da tartaruga')
22) Uttánakurmakásana ('postura estendida da tartaruga')
23) Uttánamandukásana ('postura estendida do sapo')
24) Vrikshásana ('postura da árvore')
25) Mandukásana ('postura do sapo')
26) Garudásana('postura da águia')
27) Vrishásana ('postura do touro')
28) Shalabhásana ('postura do gafanhoto')
29) Makarásana ('postura do tubarão')
30) Ushtrásana ('postura do camelo')
31) Bhujangásana ('postura da serpente', freqüentemente chamada de 'postura da naja') e
32) Yogásana ('postura do Yoga').
Os manuais contemporâneos descrevem mais de mil posturas. Algumas ? como as posturas do lótus e do adepto ? têm a nítida finalidade de possibilitar que a pessoa sente-se em meditação por períodos prolongados. A maioria delas, porém, foi criada para harmonizar a força vital no corpo de modo a equilibrá-lo, fortalecê-lo e curá-lo. Parece que o Hatha Yoga teve, desde o começo, uma dimensão terapêutica, que atualmente está se transformando numa profissão: a 'Yogaterapia' (1).
Pode-se dizer que até as posturas de meditação têm um certo efeito terapêutico, e os textos sânscritos às vezes fazem afirmações exageradas a esse respeito. Tanto no Ocidente quanto no Oriente, os meios yogis muitas vezes dão uma ênfase excessiva à postura. Quando a isso, cabe citar a seguinte observação do Kularnava Tantra:
'O Yoga não é realizado nem pelo sentar-se na postura do lótus nem por fixar-se o olhar na ponta do nariz. O Yoga, segundo os especialistas em Yoga, é a identidade da psique (jíva) com o Si Mesmo [transcendente].' (9.30)4) Muktásana ('postura liberta')
5) Vajrásana ('postura do diamante')
6) Svastikásana ('postura svastika')
7) Simhásana ('postura do leão')
8) Gomukhásana ('postura da cara-de-vaca')
9) Virásana ('postura do herói')
10) Dhanurásana ('postura do arco')
11) Mritásana ('postura do cadáver')
12) Guptásana ('postura oculta')
13) Matsyásana ('postura do peixe')
14) Matsyendrásana ('postura de Matsyendra')
15) Gorakshásana ('postura de Goraksha')
16) Paschimottanásana ('postura de extensão das costas')
17) Utkatásana ('postura extraordinária')
18) Samkatásana ('postura perigosa')
19) Mayúrásana ('postura do pavão')
20) Kukkutásana ('postura do galo')
21) Kurmásana ('postura da tartaruga')
22) Uttánakurmakásana ('postura estendida da tartaruga')
23) Uttánamandukásana ('postura estendida do sapo')
24) Vrikshásana ('postura da árvore')
25) Mandukásana ('postura do sapo')
26) Garudásana('postura da águia')
27) Vrishásana ('postura do touro')
28) Shalabhásana ('postura do gafanhoto')
29) Makarásana ('postura do tubarão')
30) Ushtrásana ('postura do camelo')
31) Bhujangásana ('postura da serpente', freqüentemente chamada de 'postura da naja') e
32) Yogásana ('postura do Yoga').
Os manuais contemporâneos descrevem mais de mil posturas. Algumas ? como as posturas do lótus e do adepto ? têm a nítida finalidade de possibilitar que a pessoa sente-se em meditação por períodos prolongados. A maioria delas, porém, foi criada para harmonizar a força vital no corpo de modo a equilibrá-lo, fortalecê-lo e curá-lo. Parece que o Hatha Yoga teve, desde o começo, uma dimensão terapêutica, que atualmente está se transformando numa profissão: a 'Yogaterapia' (1).
Pode-se dizer que até as posturas de meditação têm um certo efeito terapêutico, e os textos sânscritos às vezes fazem afirmações exageradas a esse respeito. Tanto no Ocidente quanto no Oriente, os meios yogis muitas vezes dão uma ênfase excessiva à postura. Quando a isso, cabe citar a seguinte observação do Kularnava Tantra:
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